Como melhorar a ereção: entenda o processo e 5 dicas para fazê-la durar mais

Desenrolla

Quando somos crianças e acontece, não entendemos o que é aquilo. Quando adolescentes, ficamos em extremos: vem do nada, e nem sempre quando queremos. Quando mais velhos, vira um tabu (pelo medo dela fugir). Como controlar a ereção é um tema que surge em todas as fases da vida do homem, e em muitas das conversas entre amigos que você viveu e viverá na vida. Mas esse não precisa ser um assunto cabeçudo (risos).

Nesse artigo você vai entender melhor como a ereção funciona, além de técnicas para melhorar o controle do seu amigão, maneiras de se ajudar para que isso não se torne um problema e muito mais sobre a sua saúde sexual. Vamos lá?

Entenda como funciona a ereção

Tudo tem a ver com estímulos. Podem ser visuais, táteis ou simplesmente a sua imaginação sendo safada – tudo isso gera uma resposta no cérebro, que produz uma série de reações que culminam em um maior volume de sangue sendo transportado até o pênis.

É aí que a mágica acontece: duas estruturas penianas chamadas de corpos cavernosos são enchidas por esse sangue, que deixa o pênis ereto e rígido.

Quais fatores influenciam para a ereção acontecer

Como falamos, os estímulos são chave para a ereção – mas nem sempre. A ereção também pode acontecer, por exemplo, enquanto dormimos ou quando acordamos – e você nem precisa estar com tesão para isso. A ereção pode acontecer até cinco vezes durante a noite, e se você acorda de barraca armada isso não quer dizer que está pronto pra luta: é uma reação fisiológica. Seu corpo faz isso sozinho.

O que fazer para melhorar e manter a ereção

Há uma preocupação em muitos homens para ter uma ereção mais duradoura ou potente, e ainda que parte dessa preocupação seja inflada por alguns tabus da sociedade, é possível sim melhorar a qualidade da sua ereção. Separamos 5 dicas para te ajudar!

1. Melhore sua alimentação

É sabido que certos alimentos podem resultar em uma ereção mais saudável graças a alguns de seus componentes e nutrientes. É o caso, por exemplo, das amêndoas (que contém zinco, selênio e vitamina E). Juntos, esses elementos trazem mais vigor, fertilidade e testosterona.

Confira mais alimentos que ajudam na ereção:

  • Aipo (que ajuda a produzir androsterona);

  • Melancia (que aumenta os níveis do aminoácido I-arginina, usado para tratar disfunção erétil);

  • Chocolate amargo (que tem feniletilamina, que libera as mesmas endorfinas que o corpo produz durante o sexo).

2. Seja ativo e pratique exercícios

Desenrolla

Uma pesquisa do Centro de Referência da Saúde do Homem descobriu, em 2012, que nove em cada dez homens com impotência sexual são sedentários. E nem é tão difícil de entender: para além dos estímulos que já falamos, um corpo saudável é imprescindível para que esses tais estímulos culminem em uma ereção de qualidade. O sedentarismo contribui, por exemplo, para problemas cardiovasculares – que, além de representarem um risco à vida, dificultam a chegada do sangue nos corpos cavernosos do pênis.

3. Evite cigarro, drogas e álcool

Tá aí três coisas que vão te complicar se você chegou aqui procurando maneiras de melhorar a sua ereção. O cigarro, por exemplo, pode entupir vasos sanguíneos – e causar o mesmo efeito do sedentarismo, impedindo o fluxo ideal do sangue. Já o álcool, em excesso, pode causar a atrofia das células produtoras de testosterona, diminuindo a quantidade de hormônios masculinos (e consequentemente levando à impotência). Drogas em geral, no fim das contas, são prejudiciais à saúde como um todo – e, por consequência, à saúde sexual.

4. Atenção à sua saúde mental

Assim como falamos sobre estímulos psicológicos e a capacidade que eles têm de provocar ereções, o excesso de estresse e ansiedade podem atuar como vilões do tesão, diminuindo a libido e afetando suas ereções. Para além disso, preocupar-se em excesso com a sua performance e com a própria ereção pode trazer o efeito contrário -a broxada. Se você estiver passando por isso, não tenha medo de conversar com sua parceira ou parceiro, além de buscar ajuda médica – e, nesse caso, nem estamos falando de um urologista, mas sim de um terapeuta.

5. Conheça seu corpo

Entender o que te leva a ter tesão e consequentemente uma ereção é uma peça chave para uma vida sexual saudável. Não se deixe levar apenas pelo que a sociedade diz que deve ser excitante e concentre-se no autoconhecimento para desbloquear um universo de prazer e ter ereções cada vez mais satisfatórias.

No fim das contas, existem muitos caminhos para ter uma ereção (e, consequentemente, uma vida sexual) mais saudável e feliz. Mas lembre-se que cada corpo existe de uma maneira, tem suas peculiaridades e especificidades. Evite se comparar e pensar que a vida de todo mundo é perfeita, menos a sua. E, claro: se divirta – pois é para isso que o sexo existe.

FAQ

O que é a ereção?

A ereção é fenômeno fisiológico que acontece quando os corpos cavernosos do pênis se enchem de sangue graças a estímulos sexuais (psicológicos, visuais ou físicos).

Como ocorre a ereção?

Os estímulos causam uma resposta cerebral que, em seu estágio final, faz com que o fluxo de sangue para o pênis aumente, os corpos cavernosos se encham com o líquido e acabem deixando o pênis maior e rígido.

Como prolongar a ereção?

Uma vida mais saudável, com prática de exercícios, boa alimentação e boa saúde mental são fatores chave para ter ereções mais prolongadas e saudáveis.

O que causa a falta de ereção?

Sedentarismo, saúde mental prejudicada, má alimentação, ingestão de cigarro, álcool e outras drogas são possíveis causas da impotência sexual.

Como controlar uma ereção?

Exercícios que estimulem os músculos do pênis são uma boa maneira de controlar a ereção – além de investir no autoconhecimento do seu corpo e do seu próprio prazer.

Explore mais conteúdos

Os últimos conteúdos que podem te interessar

Desenrolla